segunda-feira, 16 de maio de 2011

AS LOCUÇÕES "A POSTERIORI" E "A PRIORI"



A POSTERIORI é locução latina que significa "PELOS EFEITOS" (que são posteriores) pode-se inferir a existência ou a natureza da causa. Por exemplo, a existência de Deus é provada a posteriori, quer dizer, pelos efeitos, pela existência do mundo, pode-se provar ou chegar à existência de Deus. Ou, as leis do Estado são feitas a posteriori, quer dizer, são resultantes das necessidades da sociedade.

É totalmente errado empregar a locução a posteriori para significar 'feito depois', 'posterior' ou 'posteriormente', como fez um palestrante de um recente Congresso de letras: "Este assunto tratarei a posteriori", ou seja, posteriormente, ou um noticiário que disse: "A posteriori publicaremos mais sobre a matéria".

A PRIORI, por sua vez, significa que "PELAS CAUSAS" (que são prioritárias, que vêm antes) infere-se a natureza dos efeitos. Daí, conclusão a priori significar aquela conclusão chegada sem apoio nos fatos ou conhecimento a priori, aquele que não é baseado na experiência, nos fatos.

Da mesma maneira, é ridículo usar esta locução para significar o advérbio 'antes', 'anteriormente' ou 'feito antes'.

Paulo Barbosa.

Um comentário:

  1. Se quiser indicar tempo, use 'depois' ou 'a princípio'. Como são expressões típicas da filosofia, a priori e a posteriori devem ser evitadas quando tiverem sentidos diferentes desta ciência.

    ResponderExcluir