segunda-feira, 16 de maio de 2011

AS LOCUÇÕES VERBAIS TER DE / TER QUE E SUAS EQUIVALENTES EM LATIM



A locução verbal TER DE é diferente da TER QUE, apesar de muita gente, e diplomada em faculdade de letras, usar uma pela outra indiscriminadamente. 

TER DE denota ideia de obrigatoriedade, "estar na obrigação de".

TER QUE apenas relata a existência de alguma coisa por fazer, de coisa ainda não feita.

Assim:

"Tenho de estudar latim", isto é, estou obrigado, compelido a estudar latim.

"Tenho ainda um livro que ler", isto é, ainda não li, ou seja, está por ser lido um livro.

A locução TER DE equivale em latim à CONJUGAÇÕES PERIFRÁSTICA PASSIVA.

 
Tenho de ser amado = amandus sum

Tens de ser amado = amandus es

Tem de ser amado = amandus est

A locução TER QUE, por sua vez, equivale em latim a HABERE QUOD ou HABERE QUID, onde quod e quid são pronomes relativos:

Nada tenho que te escrever = nihil habeo quod ad te scribam

Tenho o que fazer = habeo quid faciam

)()()()()()()()()()(

Na locução TER DE, a palavra necessidade está oculta antes da preposição. Assim:

Tenho (necessidade) de amar. - Tenho (necessidade) de estudar. - Tens (necessidade) de viajar. - Tens (necessidade) de comer. / Tenho (necessidade) de ser amado. - Tens (necessidade) de ser ouvido.

Na locução TER QUE, as palavras algo, nada, alguma coisa, estão ocultas antes ou depois do verbo. Assim:

Tenho o que fazer (= tenho algo que fazer). - Nada tinha que escrever. 

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário