quarta-feira, 25 de maio de 2011

ORAÇÕES INTERROGATIVAS


Já presenciei discussões sobre como classificar as orações interrogativas, não chegando os debatedores a nenhuma solução plausível. 

Algumas orações interrogativas são subordinadas substantivas. Ainda não possuo dados suficientes para generalizar. Esta subordinação se indica em latim como em português mediante um pronome ou um advérbio interrogativo, que pode ser quis (que?), quotus (quantos?), an (acaso?), ne (porventura?), num (acaso?), utrum (porventura?) e alguns outros mais. As interrogativas iniciadas por tais pronomes ou advérbios são dependentes, e portanto subordinadas, de verba sentiendi e dubitandi, ou seja, de verbos de entendimento e de dúvida, tais como dicere (dizer), rogare (pedir), dubitare (duvidar). Assim:

QUOTA HORA SIT? - QUE HORA É? é oração subordinada substantiva objetiva direta. Vejamos:

DIC MIHI QUOTA HORA SIT. - DIGA-ME QUE HORA É.


UBI PATER MEUS SIT? - ONDE ESTÁ MEU PAI? é oração subordinada substantiva objetiva direta:

ROGO UBI PATER MEUS SIT. - EU PERGUNTO ONDE ESTÁ MEU PAI.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário