segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ORAÇÃO RELATIVA latina é aquela regida pelos pronomes relativos qui, quae, quod, ou pelos advérbios relativos ubi, quo, unde, etc.

Há duas modalidades de oração relativa: Explicativa, a que determina, explica ou descreve o seu antecedente, e Suplente, a que substitui uma oração subordinada, também denominada Adverbial, por exercer as mesmas funções de uma oração adverbial conjuncional.

Deixando para outra ocasião as relativas explicativas, veremos as suplentes, que podem ser consecutivas, causais, finais, concessivas, restritivas e condicionais.


CONSECUTIVA

Nonne satius est mutum esse quam quod nemo intelligat dicere? - Não é melhor ser mudo do que dizer coisas que ninguém entende?

CAUSAL

Miseret tui me, qui hunc tantum hominem facias inimicum tibi. - Tenho pena de ti, por atraíres sobre ti a inimizade de um tão grande homem.

FINAL

Mittuntur qui nutient. - Mandam que anuncie.

CONCESSIVA

Libertas, quae sera tamen, respexit me inertem. - A liberdade, ainda que tardia, olhou-me inerte.

RESTRITIVA

Omnes, quod ad me attinet, vellem viverent. - Quanto a mim, quisera que todos vivessem.

CONDICIONAL

Amittit merito proprium, qui alienum appetit. - Perde com toda justiça os bens próprios quem cobiça os alheios.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário