segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OS ESPÍRITOS SOBRENATURAIS ENTRE OS ROMANOS


Entre os Romanos existiam também a crença nos espíritos sobrenaturais e benfazejos e estes eram designados por diversos nomes, tais como:

1. PENATES que eram os espíritos tutelares honrados pelo Estado inteiro ou apenas por uma família. No primeiro caso, eram denominados PENATES PUBLICI, e no segundo, PENATES PRIVATI. Protegiam o Estado ou o Lar concedendo a subsistência e é devido a isso que o nome vem de penus, penoris = víveres, comestíveis, dispensa. As estátuas dos Penates eram colocadas no lugar descoberto que havia no centro das casas romanas, chamado impluvium, destinado a receber luz solar e a chuva dos telhados.

2. LARES eram as almas dos antepassados ou dos homens divinizados que velavam pelo bem-estar da família. Cada família tinha o seu LAR DOMESTICUS, não podendo ser mais do que um, diferentemente dos Penates, que podiam ser muitos. Além do Lar Domesticus, existiam Lares destinados a livrar todo um povo de seus inimigos, a cuidar dos caminhos, dos campos, das encruzilhadas. Daí as várias denominações de LARES HOSTILES, LARES RURALES, LARES COMPITALES, etc. As imagens dos Lares Domestici ficavam no átrio ou num oratório chamado lararium ou sacrarium. O nome Lar parece derivar do estrusco, larua = fantasma.

3. GENIUS é a divindade que concede a vida, tendo sido Júpiter, o pai supremo dos deuses, denominado GENIUS JOVIALIS, por ser ele o autor do mundo e de todos os demais gênios. Era crença entre os Romanos que cada homem possuía o seu gênio, que o acompanhava por toda a vida e só o abandonava quando morria. É o correspondente do anjo da guarda no cristianismo. Além do gênio tutelar dos indivíduos, havia também aqueles que guardavam os lugares, os povoados e até os povos. O nome vem do verbo latino gignere = gerar, pois, como visto, cabia ao gênio conceder a vida, assim como presidir aos nascimentos dos homens.

4. DAEMONES era palavra genérica que ora designa os Lares, ora os Genii. A palavra vem do grego.

5. SEMONES eram uma espécie de deuses que os Romanos não souberam determinar precisamente. Sabe-se, entretanto, que eram divindades itálicas de segunda classe ou de ordem inferior, tipo semideuses, e que, ao que parece, protegiam os homens na lavoura. A palavra é derivada de semen, seminis = semente, sementeira.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário