segunda-feira, 5 de março de 2012

ADJETIVOS EPÍTETOS E DISTINTIVOS

O linguista francês Juret, em seu Système de la Syntaxe Latine, dividiu os adjetivos em duas classes, divisão esta bastante didática, a saber: adjetivos EPÍTETOS e adjetivos DISTINTIVOS.

ADJETIVOS EPÍTETOS, aqueles que exprimem qualidades que dizem respeito à imaginação ou ao sentimento, ou seja, qualidades que provém da subjetividade humana, afirmadas de um ser nos momentos de elogio ou censura. Por isso, é suscetível de gradação. De um modo geral, este adjetivo precede ao substantivo, sendo esta a sua posição normal. Acompanha qualquer substantivo comum para o qualificar, embora o próprio substantivo o dispense. Vejamos alguns exemplos destes adjetivos:

Ut mortalis inlucescat luce clara et candida (Amph. 547) = 'para iluminar os mortais com sua luz clara e brilhante'.

Mens sana in corpore sano (Juv. 10, 356) = 'mente em corpo são'.


Na prosa clássica, porém, o adjetivo epíteto não pode vir diretamente ligado a um nome próprio. Por esse motivo, é costume juntar ao nome próprio um substantivo comum, como vir, homo, mulier, urbs, civitas, etc.

In his primipilo P. Sextio Baculo fortissimo viro ( César, B. Gal., 2, 25, 1) = 'entre estes, o primípilo P. Sextio  Báculo, varão de extraordinária coragem'.

Aristoteles vir summo ingenio (Cícero, Tusc., 1,7) = 'Aristóteles, homem de extraordinário talento'.

Urbem pulcherrimam atque ornatissimam Corinthum sustulit (Cícero, Verr., 1,55) = 'destruiu Corinto, cidade belíssima e ornadíssima'.


ADJETIVOS DISTINTIVOS, aqueles que exprimem um traço de um ser que o distingue do ponto de vista intelectual, ou seja, fundado na inteligência, e não mais no sentimento ou imaginação. A função destes é individualizar o substantivo, caracterizá-lo, delimitá-lo, e é por esse motivo mesmo que não comporta os graus de comparação. Tais adjetivos podem, geralmente, ser substituídos por um genitivo, ou mais raramente, por outros casos. Já os epítetos jamais admitem tal substituição. Vejamos alguns exemplos de adjetivos distintivos:

Moeror patrius (Cícero, Flac.,106) = ' a aflição do pai'.

Aeneia nutrix (Vergílio, En., 7,1) = 'a ama de Enéias'.

Ostium Tiberinum ( Cícero, Imp. Pomp.,33) = 'a foz do Tibre'.

Manilianae leges (Cícero, De Or., 1,246) = 'as leia de Manílio'

Metus Parthicus (Cícero, Fam.,2,17,1) = 'o medo dos Partos'.

Familia gladiatoria (Cícero, Sest., 134) = 'grupo de gladiadores'.

Pelos exemplos dados acima, vê-se que as principais relações expressas pelos adjetivos distintivos são de dependência ou posse (1º, 2º e 3º), autoria (4º), sujeito ou objeto (5º) e espécie (6º).

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário