quarta-feira, 14 de março de 2012

MARIANO BASSOLS DE CLIMENT

CapaMARIANO BASSOLS DE CLIMENT é um latinista espanhol, catedrático de Filologia Clássica na Universidade de Barcelona, muito dedicado ao estudo da fonética e sintaxe latinas. Suas obras hoje são referências obrigatórias no ensino da língua latina no mundo hispânico e luso. Foi membro da Academia de Boas Letras de Barcelona e tradutor da Vida dos doze Césares, de Salústio, saída pela Alma Mater, 1964, Barcelona.

Dentre as obras mestras dele, destaca-se a Sintaxis historica de la lengua latina, I. Introducción, Género, Número, Casos, Barcelona, 1945; II. Las formas personales del verbo, Barcelona, 1948. 

Nesta obra o autor ordenou uma grande quantidade de doutrinas da sintaxe latina, oferecendo, todavia, em alguns tópicos, hipóteses e ideias próprias, assim como fazendo referências e exemplificando com fenômenos das línguas neolatinas. A estes dois volumes, que inicialmente formavam parte de um monumental tratado projetado em sete volumes, seguiu-se uma Sintaxis latina, Madri, 1956, que compreende a totalidade da matéria e traz mais comparações com as línguas romances, sobretudo com o espanhol.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário