segunda-feira, 21 de maio de 2012

CATÃO, O PIONEIRO DA PROSA LATINA

MARCUS PORCIUS CATO, nascido em 234 a.C. numa família plebéia, em Túsculo, foi o mais ardoroso representante da tendência nacionalista romana. Era grosseiro, austero, muito honesto, conservador ao extremo, inimigo acérrimo de tudo o que não fosse latino. Catão é o verdadeiro protótipo do velho romano. Nunca teve em política a perspicácia dos adversários, porém, em eloquência, patriotismo e energia ninguém o superou. Embora desse pouca importância às letras, foi, no entanto, um autor fecundo e mesmo o pioneiro da prosa latina. Rendeu à família o mais desvelado dos cultos, sendo assim fiel aos costumes dos antepassados. Dizia: "Mais vale ser um bom marido que um brilhante senador".

Aos 17 anos foi soldado, passando rápido e sucessivamente pelos postos de questor, edil, pretor, cônsul e censor. Em 174 foi enviado a Cartago como deputado e, impressionado com o progresso crescente que lá observou, voltou a Roma apregoando a cada instante e em toda parte: "Censeo Carthaginem esse delendam, Julgo que Cartago deve ser destruída". Extraordinário orador, que conforme sua própria definição devia ser 'vir bonus dicendi peritus', não admitia a oratória vazia, sem sentido, pensando que as palavras surgem fluentemente a quem conhece o assunto - "Rem tene, verba sequentur". Segundo se conta, Catão, aos 80 anos, se converteu ao helenismo, estudando com paixão os discursos de Tucídides e Demócrito.

Catão escreveu muito: além de mais de 150 discursos, estudados e comentados na época de Cícero, foi autor de Origines, em 7 livros, onde se descreve a História de Roma até 149; De Agricultura ou De Re Rustica, único de seus livros que nos chegou inteiro; Carmen de moribus, espécie de enciclopédia prática em versos, conjunto de sentenças morais e cartas dos antigos; Praecepta ad filium, reunião de conselhos sobre eloquência, direito, medicina, agricultura e guerra.

Catão morreu em 149.

Vejamos quais as obrigações que tem o pai de família, segundo Catão, no seu De Agricultura:


"Pater familias ubi ad villam venit, ubi Larem familiarem salutavit, fundum eodem die, si potest, circumeat: si non eo die, at postridie. Ubi cognovit quomodo fundus cultus siet, operaque quae facta infectaque sient, postridie, eius diei villicum vocet, roget quid operis siet fractum quid restet satisne tempori opera sient confecta possitne quae reliqua sient conficere et quid factum vini, frumenti, aliarumque rerum omnium".

"O pai de família, assim que chega à herdade e reverencia o deus Lar, deve, se possível, percorrê-la em volta: se não for possível no mesmo dia, pelo menos no dia seguinte. Assim que tomou conhecimento de como o terreno é cultivado, que obras têm sido feitas ou não, deve mandar chamar o caseiro a seguir, perguntar-lhe o que já se fez e o que há ainda por fazer, se as obras foram feitas a tempo e se é possíve terminar as que restam e quanto se fez de vinho, trigo e todos os outros produtos".

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário