terça-feira, 5 de junho de 2012

DATIVO DE POSSE

Já dissemos aqui que o dativo de posse é aquele que substitui o verbo habeo por est mihi = tenho, é meu, é para mim. Assim:

Tenho um livro, em latim fica: est mihi liber, que literalmente é: um livro para mim existe.

Porém, quando se tratar de uma qualidade do espírito possuída por alguém, o dativo é substituído pelo ablativo com in:

Cícero tinha grande eloquência, em latim: fuit in Cicerone magna eloquentia.

O nome próprio também se diz através do dativo de posse, com a expressão est mihi nomen = tenho o nome, chamo-me. O nome próprio, entretanto, pode concordar com 'nomen' e, por isso, ficar no nominativo, como pode concordar com 'mihi', e portanto ir para o dativo. Assim:

Eu me chamo Paulo, em latim fica: est mihi nomen Paulus, ou

                                                            est mihi nomen Paulo.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário