segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VERBOS DENOMINATIVOS EM LATIM

VERBOS DENOMINATIVOS são aqueles que derivam ou de substantivos ou de adjetivos. Primeiramente tais tipos verbais pertenciam somente aos nomes de temas em -a, mas com o passar do tempo começaram a aparecer também oriundos dos demais temas da flexão nominal latina. Assim:

PLANTO, eu planto, é verbo denominativo, isto é, derivado do substantivo de tema em -a PLANTA, AE, planta.

SERVO, eu guardo, é derivado do substantivo SERVUS, I, servo, escravo - que eram 'os conservados' numa guerra para o trabalho. Ou seja, não eram mortos.

LAUDO, eu louvo, é denominativo de LAUS, LAUDIS, louvor.

CAECO, eu cego, deriva do adjetivo CAECUS, I, cego.

A grande maioria dos verbos da primeira conjugação são denominativos. O perfectum destes é sempre em -avi: plantAVI = eu plantei; amAVI = eu amei; servAVI = eu conservei; laudAVI = eu louvei, etc., e o particípio em -atus: plantATUS = plantado; amATUS = amado; servATUS = conservado; laudATUS = louvado.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário