segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

'CAVERE, AGERE, RESPONDERE', TRÊS ATRIBUTOS DO PRUDENTE, SEGUNDO CÍCERO

"Se me perguntassem sobre o verdadeiro jurisconsulto, declarava Cícero, eu diria que é o homem conhecedor das leis e dos costumes, perito em dar consultas (ad respondendum), em defender num processo (ad agendum) e em indicar as precauções que deviam tomar (ad cavendum)".

Três, portanto, são, para Cícero, as palavras que apresentam o campo de atividade de um homem prudente, cauteloso: CAVERE, AGERE, RESPONDERE.

CAVERE é o verbo latino que denota aquela medida de precaução que todo homem jurisconsulto ou prudente deve tomar quando tem de realizar, oralmente ou por escrito, algum ato jurídico ou prudencial.

AGERE ou a expressão AD AGENDUM é a direção ou a orientação geral que o homem prudente devia imprimir à causa perante as autoridades ou o Tribunal.

RESPONDERE é a mais importante atividade do prudente e que consiste em responder às consultas sobre questões a ele submetidas por quem tivesse algum interesse em determinado caso. Muitas vezes, a simples resposta do prudente dirimia dúvidas e evitava tempo perdido numa causa forense.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário