terça-feira, 4 de novembro de 2014

A CAÇA A ANIMAIS FEROZES EM ROMA

A caça - venatio - a animais ferozes em Roma era um verdadeiro espetáculo público. A primeira menção a esta se encontra no ano 186 a.C. e com mais frequência durante todo o século I a.C. como parte de diversos jogos públicos. Em 99 a.C. houve a primeira exibição de elefantes capturados e em 93 Sula exibiu 100 leões.

As venationes - caças - foram mostradas por Pompeu, general romano, durante 5 dias, ocasião em que apareceram 500 leões e 18 elefantes. 

Muitos e divergentes eram os sentimentos entorno a esse espetáculo, alguns de compaixão pelo destino dos animais, enquanto outros de alegria. O próprio Cícero expressou repugnância em uma de suas cartas.

Ao chegar a época Imperial os expectadores romanos tornaram-se mais sedentos de sangue e cruéis, o que mais intensificou este tipo de espetáculo seguido de matanças no Circo. Durante o reinado de Augusto, por exemplo, foram mortos 3.500 elefantes, e 5000 animais selvagens e 4000 animais domesticados na inauguração do Coliseu. Os homens que lutavam com esses animais eram criminosos condenados ou prisioneiros de guerra ou mesmo contratado para esse fim.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário