domingo, 7 de dezembro de 2014

Os Analistas Quinto Fábio Pictor e Lúcio Cíncio Alimento


ANNALES é uma forma de registro histórico acerca de um povo ou uma instituição que assinala os fatos ano a ano de maneira concisa. Na Roma Antiga, o mais vetusto analista do qual se tem memória foi Quinto Fábio Pictor (nascido em 254 a.C.), pertencente à gens Fabia, senador e comandante da II Guerra Púnica (218-201 a.C). Seus Annales começavam com a chegada de Enéias na Itália, tratando de maneira bem sumária a idade antiga, enquanto as narrativas do fatos mais recentes, em particular da II Guerra Púnica, eram prolixas e volumosas, o que o torna uma fonte de bastante credibilidade de tais façanhas.

Outro analista de quem se tem memória certa é Lúcio Cíncio Alimento, também do século III a.C., pretor na Sicília em 209 a.C., e renomado jurista romano. Escreveu um tratado histórico, Annales, começando nas origens de Roma, 753 a.C., até a II Guerra Púnica, 218-201 a.C., um período de mais de quinhentos anos.

Ambos analistas escreveram em grego, pois o latim era ainda nesta época uma língua restrita, enquanto escrever em grego significava expandir-se a todo o mundo civil de então.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário