sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SINAIS DE PONTUAÇÃO EM LATIM

POSITURAE, INTERPUNCTIO são os nomes latinos para os sinais de pontuação, aqueles recursos gráficos próprios da escrita que servem para estruturar um texto e estabelecer as pausas e entonações da fala.

O latim, porém, não possui sinais de pontuação exceto o ponto, que é tríplice: summum, medium e imum (o alto, o mediano e o ínfimo). Os demais sinais que hoje se encontram nos textos latinos são meramente pedagógicos ou auxiliares da leitura.

1. O summum ou ponto alto equivale ao nosso ponto final, que indica a pausa máxima da voz, usado para fechar um período de frases declarativas ou imperativas. Este sinal era chamado distinctio e dele declarou Élio Donato, famoso gramático do século IV, professor de São Jerônimo e Rufino: "Distinctio est, ubi finitur plena sententia; hujus punctum ad summam litteram ponimus" (É 'distinctio' por terminar uma sentença plena; colocamos esse ponto em cima da letra).

2. O medium ou ponto médio equivale ao nosso dois pontos, sinal que indica um prenúncio ou que se apoxima um enunciado. Em latim era o media distinctio.

3. O immum ou ponto baixo equivale a nossa vírgula, sinal que marca pausa e inflexões da voz numa leitura, enfatiza ou separa expressões e orações, esclarece significados de frases, afastando, assim, ambiguidades. Os latinos o demoninavam subdistinctio.

Paulo Barbosa

4 comentários:

  1. Boa noite, obrigado por postar essas preciosidades dessa língua tão linda. carlos bixodomato (bixodomato@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá. quero prestar meus profundos agradecimentos pela elucidação e por ser um "mantenedor" dessa lingua mãe. Muito Grato.

    ResponderExcluir
  3. O latim do ginásio, como era conhecido, era o bicho papão, ministrado por professores padres ou ex-seminaristas: daí, diferenças entre o latim dos romanos eo eclesiástico.
    Sou um curioso no assunto.
    Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir