sábado, 25 de novembro de 2017

TÉCNICA LITERÁRIA: ESTILO

ESTILO é aquele modo especial que cada um tem de exprimir os seus pensamentos, de manifestar a sua alma. A definição clássica que dele temos é a do naturalista e escritor francês Buffon (1707-1788): "Estilo é a ordem e o movimento que pomos em nosso pensamento", apesar de aí duas falhas permearem, pois, com a ordem que a inteligência estabelece e com o movimento, efeito da vontade sensível, deve-se ajuntar o colorido, fruto da imaginação. Em segundo lugar, esta ordem, movimento e colorido são postos não somente em nossos pensamentos, mas ainda na expressão dos mesmos.

Origem da palavra. A palavra estilo tem sua origem de um instrumento, um ponteiro de ferro, usado pelos antigos para escrever sobre tábuas enceradas. 

Todo ser humano possui estilo. Xavier Marques (1861-1942), ensaísta brasileiro, romancista, político, poeta e jornalista, em sua obra "Arte de Escrever" ensina que "estilo é a expressão da personalidade" o que, portanto, nos faz crer serem todos os homens possuidores do seu como cada rosto humano possui a sua própria fisionomia. O mesmo ensaísta baiano linhas adiante escreve: "Tantos indivíduos, tantos caracteres, tantos escritos, tantos estilos". Não é, pois, o estilo um predicado excepcional, privilégio de poucos, mas foi partilhado a todos os mortais que pensam e fazem da palavra uma arte.

Fundo e forma. O estilo possui fundo e forma, sendo o primeiro a sua substância, a sua essência, a parte mais recôndita e íntima e o segundo a sua aparência, a sua configuração externa. Porém, tão unida é a aparência com a substância que não há meio de separá-los, não nos sendo permitido mesmo conceber qualquer pensamento que seja a não ser por meio de palavras ou de termos adequados e desta íntima conexão vem a feliz consequência prática do cultivo da forma, do aperfeiçoamento da sentença, pois aperfeiçoar a expressão é aperfeiçoar a própria ideia.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário