terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ACUSATIVO PREDICATIVO

ACUSATIVO PREDICATIVO é o acusativo que tem por função acrescentar uma ideia acessória ao objeto direto - o acusativo do objeto - de vários verbos denominados copulativos. É o que se chama predicativo do objeto, constituído de substantivo ou adjetivo acrescentado ao complemento de um verbo.  

Os verbos latinos que podem ter esse tipo de acusativo são:

a) verbos que significam 'fazer alguma coisa': facio, efficio, reddo; perficio, conficio, sisto, gigno, suppono, fingo.

b) verbos que significam 'nomear, escolher, criar': creo, lego, declaro, dico, capio; sufficio, lego, impono, colloco, constituo; iubeo.

c) verbos que significam 'chamar, nomear, mostrar': appelo, nomino, voco, nuncupo, saluto; cito, trado, ostendo; praedico.

d) verbos que significam 'reconhecer, encontrar, julgar': arbitror, duco, censeo, existimo, indico, puto; opinor, sentio, credo, cognosco, intellego; invenio

e) verbos que significam 'dar, atribuir': do, tribuo, attribuo, addo; sumo, peto, postulo, volo; paro, capio, accipio; mitto, ommito.

f) alguns verbos reflexivos que significam 'mostrar-se como, apresentar-se como': me praebeo, profiteor, praesto; me ostendo.


Facere filium HEREDEM = instituir o filho HERDEIRO (ou COMO HERDEIRO). (Original: Filium facere heredem).

Maiores nostri appelarunt senatum SUMMUM CONSILIUM = os nossos antepassados chamaram o sendo DE CONSELHO SUPREMO. (Original: Summum consilium miores nostri appelarunt senatum).

Iudicant malitiam SAPIENTIAM = julgam a malícia COMO SABEDORIA. (Original: Malitiam sapientiam iudicant).

Cepere me ARBITRUM = tomaram-se COMO ÁRBITRO. (Original: Me cepere arbitrum).

Ego profiteor me huic DUCEM bello = eu me confesso a este COMO CHEFE da guerra. (Original: Huic ego me bello ducem profiteor).

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário