quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

NOMINATIVO NOS TÍTULOS, ENUMERAÇÕES E DESCRIÇÕES

O NOMINATIVO sempre é apresentado como o caso do sujeito, do aposto do sujeito e do predicativo que se refere ao sujeito, porém, antes mesmo de exercer tais funções em uma oração, o nominativo designa de modo geral a pessoa ou a coisa de que a oração trata, não se restringindo, todavia, o seu emprego apenas a indicar o sujeito oracional ou as demais funções vistas acima.

O nominativo, então, primariamente é empregado para nomear o substantivo simplesmente citado como uma palavra, haja vista ser sob a forma do nominativo que o nome fora da oração se apresenta ao espírito, como por exemplo, nos títulos de obras, nas enumerações, etc. Além disso, o nominativo é usado também nas descrições animadas que indicam as características de uma situação ou os traços de um caráter.

NOMINATIVO NOS TÍTULOS E ENUMERAÇÕES

Orator (Cícero) = "O Orador".

Brutus (Cícero) = "Bruto".

Bellum Iugurthinum (Salústio) = "A Guerra de Jugurta".

Commentarii de Bello Gallico (César) = "Comentários da Guerra da Gália".

Clamor senatus, querellae, preces, socer ad pedes abiectus (Cícero, Sest., 74) = "O clamor do senado, as lamentações, as súplicas, o sogro lançado a seus pés".


NOMINATIVO NAS DESCRIÇÕES

Magna celeriter commutatio rerum (César, B.C. 1,60,4) = "Grande mudança da situação".

Crudelis ubique luctus, ubique pavor et plurima mortis imago (Vergílio, En. 2,368-9) = "Por toda parte a dor cruel, por toda parte o pavor e a imagem múltipla da morte".

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário