segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ORAÇÃO ADJETIVA INTRODUZIDA POR 'QUEM'

Pronome relativo é a palavra que usada em uma oração subordinada adjetiva se refere a termo de outra oração. Na língua portuguesa são os seguintes:

QUE

O QUAL

QUEM

CUJO

PRONOME RELATIVO 'QUEM'


O relativo 'quem', introdutor de oração subordinada adjetiva, implica sempre um antecedente que pode se apresentar expresso ou incorporado semanticamente.Nos casos em que falta o antecedente expresso, a presença cumulada do antecedente semântico é de tal maneira relevante que, sintaticamente, o 'quem' exerce duas funções diferenciadas, correspondendo uma ao constituinte nominal e outra ao relativo.

Exemplos com antecedente expresso:

Este é o professor com quem falei ontem

Nada há como o amor da mulher de quem se gosta

Exemplos sem antecedente expresso:

Eu amo quem me ama.

Neste caso, para efeito de análise é imprescindível a separação do 'quem' em seus dois pronomes equivalentes: aquele que, o que ou a pessoa que.


Eu amo aquele          que me ama
                                                                          (obj. direto de amo)         (sujeito de ama)


Percebemos a dupla função do relativo 'quem': em virtude do antecedente que encerra é objeto direto de amo e, simultaneamente, em virtude do pronome relativo 'que' é sujeito de ama.

USO DE 'QUEM'

'Quem' somente deverá ser usado antecedido de preposição (a, com, de, por, etc), inclusive quando funcionar como objeto direto (que sempre será com a preposição a). Neste caso, é denominado pronome anafórico, isto é, com antecedente. 

'Quem', entretanto, quando exercer a função subjetiva, ou seja, quando for sujeito da oração relativa, não será precedido de preposição, onde terá o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, a pessoa que, as pessoas que, etc.

'Quem' só se emprega com referência a pessoas ou a alguma coisa personificada.



'Quem' precedido de preposições variadas:

Este é o senhor com quem ela trabalha.

Imagino a pessoa de quem falas.

Devemos amar Aquele por quem tudo foi criado.

'Quem' objeto direto do verbo da subordinada precedido com a preposição 'a':

A moça a quem conheci ontem está no hotel da cidade.

Este é o Xeique, meu cachorro, a quem considero fiel escudeiro.

'Quem' em função subjetiva sem preposição precedida:

Fui eu quem os apresentou.

Foi João quem desenvolveu esse projeto.

Foi ele quem fez o trabalho.

O capitão e os marinheiros foram quem quis.

Deve-se notar neste caso do 'quem' subjetivo a concordância verbal onde o é de regra que a oração construída leva o verbo para a 3ª pessoa do singular.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: 'QUEM' quando pronome relativo deve sempre para efeito de análise sintática ser separado em seus pronomes equivalentes 'o que', 'aquele que', 'a pessoa que', e esta decomposição já por si mesma indica que o verbo da subordinada deve permanecer no singular, qualquer que seja a pessoa e o número do sujeito da oração principal. Vejamos mais exemplos:

Fui eu quem abriu esta polêmica = fui eu a pessoa que abriu esta polêmica.

És tu quem lucra = és tu a pessoa que lucra.

Somos nós quem fala = somos nós aquele que fala.

Quem paga sou eu = aquele que paga sou eu.

És tu quem favorece a minha situação = és tu aquele que favorece a minha situação.

Fôssemos nós quem fizesse isso = fôssemos nós aquele que fizesse isso.

Eu e Vossa Excelência somos quem vende = eu e vossa excelência somos aquele que vende.

Sou eu quem vai = sou eu aquele que vai.

És tu quem fala primeiro = és tu aquele que fala primeiro.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário