terça-feira, 2 de agosto de 2011

CARIOCA, O DESCENDENTE DE BRANCO


CARIOCA é um nome apelativo que vem dos índios. Em muitos dicionários encontramos por étimos os elementos CARI, BRANCO, mais OCA, CASA, sendo este último um sufixo designativo de procedência. A palavra, então, significa DESCENDENTE DE BRANCO.

Teodoro Sampaio, historiador brasileiro, filho do padre Manuel Fernandes Sampaio com a escrava Domingas da Paixão do Carmo, na sua obra "O Tupi na Geografia Nacional", assevera:

"Também com os sufixos hoc, oc, ac, ua indicavam a procedência do indivíduo. Depois da invasão dos europeus e durante a catequese e colonização, muitos nomes se formaram, traduzindo relações novas e exprimindo a mescla das raças em presença.

Ao homem branco, quando tratado em boa parte, denominavam caray, e, segundo os dialetos, cariba ou caraíba, cujo significado é superior, forte, astuto, sábio, santo, pois que atribuíam aos europeus faculdades extraordinárias.

Ao descendente do branco denominavam cariboc, que quer dizer tirado ou descendente do europeu, de onde se origina, por corruptela, o nome cariboca, tão usado no norte do Brasil para designar o mestiço que traz nas veias o sangue do branco.

O nome carioca, com que ainda hoje se designam os naturais da cidade do Rio de Janeiro, tem a mesma origem e significado".

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário