quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ADORAR, UMA PALAVRA CURIOSA

ADORAR é uma palavra de origem e história curiosas, tendo o verbo latino adorare aparecido em cena desde o ano 450 a.C. nas afamadas Leis das XII Tábuas. O significado original, primário, foi o de 'dirigir a palavra a alguém, interpelar', haja vista ser composto dos seguintes elementos léxicos:

    ad = prefixo que significa 'para, a';

   orare = verbo latino que significa 'dizer, falar, pronunciar, discursar como orador, suplicar'. 

Com o correr do tempo, entretanto, passou também a significar 'implorar com orações aos deuses, dirigir súplicas a eles', e é com este sentido que aparece no escritor latino Suetônio, nos séculos I-II d.C., usado para descrever a prosternação e a rendição de culto às divindades, desenvolvendo-se, daí, mais tarde, o valor metafórico de venerar, honrar, amar a uma pessoa, pátria, ou virtudes.

Os gramáticos romanos afirmavam ser o verbo orare denominativo de os, oris (boca), porém, estudiosos atuais cogitam ser etimologia popular por 'orare' estar presente em grupos de palavras ocorridos no grego e no sânscrito e relacionados com a ação de pronunciar palavras de caráter solene e público, matiz este detectado no verbo latino desde seu nascimento.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário