POSITURAE, INTERPUNCTIO são os nomes latinos para os sinais de pontuação, aqueles recursos gráficos próprios da escrita que servem para estruturar um texto e estabelecer as pausas e entonações da fala.
O latim, porém, não possui sinais de pontuação exceto o ponto, que é tríplice: summum, medium e imum (o alto, o mediano e o ínfimo). Os demais sinais que hoje se encontram nos textos latinos são meramente pedagógicos ou auxiliares da leitura.
1. O summum ou ponto alto equivale ao nosso ponto final, que indica a pausa máxima da voz, usado para fechar um período de frases declarativas ou imperativas. Este sinal era chamado distinctio e dele declarou Élio Donato, famoso gramático do século IV, professor de São Jerônimo e Rufino: "Distinctio est, ubi finitur plena sententia; hujus punctum ad summam litteram ponimus" (É 'distinctio' por terminar uma sentença plena; colocamos esse ponto em cima da letra).
2. O medium ou ponto médio equivale ao nosso dois pontos, sinal que indica um prenúncio ou que se apoxima um enunciado. Em latim era o media distinctio.
3. O immum ou ponto baixo equivale a nossa vírgula, sinal que marca pausa e inflexões da voz numa leitura, enfatiza ou separa expressões e orações, esclarece significados de frases, afastando, assim, ambiguidades. Os latinos o demoninavam subdistinctio.
Paulo Barbosa
Boa noite, obrigado por postar essas preciosidades dessa língua tão linda. carlos bixodomato (bixodomato@gmail.com)
ResponderExcluirOlá. quero prestar meus profundos agradecimentos pela elucidação e por ser um "mantenedor" dessa lingua mãe. Muito Grato.
ResponderExcluirO latim do ginásio, como era conhecido, era o bicho papão, ministrado por professores padres ou ex-seminaristas: daí, diferenças entre o latim dos romanos eo eclesiástico.
ResponderExcluirSou um curioso no assunto.
Obrigado pela contribuição.
Obrigado, ajudou muito!
ResponderExcluir