terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DOUTO, ERUDITO E PERITO: QUAL A DIFERENÇA?

O douto, o erudito e o perito são pessoas que possuem talentos intelectuais, conhecedoras de conceitos e coisas mais que o simples homem culto e ou o estudado medianamente, mas entre os três há as seguintes diferenças:

O DOUTO, do latim 'DOCTUS', é o homem sábio, é o que recebeu instrução esmerada de outra pessoa, um mestre, e que, portanto, é esclarecido nas ciências ou em uma dada ciência. Deste adjetivo provém o substantivo 'doutor', em latim 'doctor', aquele que recebeu conhecimento ilustrado sobre alguma ciência.

O ERUDITO, composto do latim E RUDIS, ou seja, QUASI MINIMI RUDIS = quase nada rude, é o adjetivo que qualifica o sujeito sábio enquanto versado, sobretudo, em letras e literatura. Tal sujeito possui mais conhecimentos superficiais e sobre variados temas. É exatamente essa variedade superficial que distingue o erudito do douto, pois este último é possuidor de conhecimentos mais intensos, profundos, do que extensos e superficiais.

O PERITO, do latim ITUS PER, sendo 'itus' particípio do verbo 'ire', ir, mais a preposição 'per' que, em seu sentido original, significa 'para diante, para frente'. Etimologicamente, então, perito é aquele sujeito que foi (itus = o que foi) para frente (pre) em conhecimento, ou o que foi até à perfeição, até o fim, mas com a peculiaridade de que tal conhecimento é adquirido pelo uso, pela experiência, pelo hábito. O perito, portanto, é o sujeito que possui a sabedoria experimental, empírica, e não a acadêmica.

Paulo Barbosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário