DITONGO é o grupo de dois fonemas vocálicos que são pronunciados na mesma sílaba sonora. Em latim, pode-se definir o ditongo como elemento vocálico longo que muda de timbre no decorrer de sua emissão.
O indo-europeu possuía seis ditongos - au, ei, eu, oi, ou, ui -, porém, o latim clássico introduziu modificações conservando somente ae, au, oe, ui, sendo que, no latim arcaico encontrava-se ainda o ditongo eu. Exemplos:
1. Puellae (menina)
2. Aurum (ouro)
3. Poena (pena, castigo)
4. Huic (para este)
5. Heu (ai! ui! ah!)
A monotongação. Na fase do latim vulgar ocorreu o fenômeno da monotongação, a saber, a mudança fonética pela qual um ditongo passa a ser pronunciado como uma única vogal - vogal simples ou monotongo, ficando, então os ditongos ae e oe pronunciados e. O ditongo au foi o que mais se conservou, se monotongando com tempo entretanto, como em Claudius = Clodius.
HIATO é o grupo de duas vogais contíguas mas que são pronunciadas separadamente por pertencerem a sílabas diferentes. Exemplo:
Pu - e - lla (menina)
Paulo Barbosa.
A terminação "ea" seria um ditongo ou um hiato? Ao fim da palavra...
ResponderExcluirÉ tarde, eu sei, mas deixo aqui para que os vindouros possam saber: é hiato.
ExcluirPor exemplo, faciei, ablativo de facies, da quinta conjugação, pronuncia-se quase: fa-ci- é-i (em contrário ao que espera o falante do português).
Portanto, caso não seja ditongo, pode-se ter certeza de que é hiato.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDuas vogais contíguas de timbres diferentes podem pronunciar-se em hiato nos seguintes casos: a) quando a primeira vogal é 'e' e a segunda 'a' ou 'o': ale / a; e / a; ple / o, de / os; 2) quando a primeira vogal é 'i' ou 'u': fili / a, pi / etas, fu / isse, uidu / a.
ResponderExcluir