TROVADOR era na Idade Média aquele que compunha e, muitas vezes, cantava composições poéticas sobretudo do gênero lírico.
A palavra trovador está composta pelo verbo trovar mais o sufixo latino -dor indicador de agente, ou seja, significa "aquele que trova". O verbo trovar, por sua vez, tem sua origem no provençal antigo trobar e este no latim vulgar *tropare = compor um poema, falar figuradamente, descobrir, encontrar, achar, inventar, derivado do latim tropus = canto, melodia, giro retórico de palavras, associado com o grego tropos = volta, maneira, giro, figura retórica, melodia, tom, ritmo.
O provençal é um dialeto do occitano, idioma usado pelos poetas e cantores do sul da França e norte da Espanha. Segundo registros, o primeiro trovador foi Guilhem de Potiers (1071-1126), duque da Aquitânia.
Do latim vulgar *tropare deriva também o italiano trovare = achar, encontrar algo que se havia perdido, donde se tem a expressão italiana E se non è vero, è ben trovato = e se não é verdade, é bem pensado.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário