quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O CAPITAL É FRUTO DE INJUSTIÇA?

 O capital é fruto de injustiça - eis uma tese cara ao comunismo, porquanto, sustenta a ideologia, deriva o capital do aumento do valor que a matéria bruta recebeu mediante o trabalho do operário e, por isso, esse aumento - o lucro - não pertence ao capitalista, mas ao trabalhador. 

Responde-se a esse sofisma afirmando que o capital não é fruto de injustiça, pois a) o seu aumento não depende somente do trabalho do operário; porque b) o trabalho supõe a matéria bruta e esta é adquirida com o capital já existente. Por isso, se o proletário tem direito ao fruto de seu trabalho, também o proprietário tem de ter parte nos benefícios da indústria. Portanto, é imoral e injusto exigir que o proprietário entregue aos trabalhadores todo o aumento de valor - todo o lucro - que a matéria bruta adquiriu através do trabalho, tanto mais que o salário do operário é uma realidade presente e certa, enquanto o benefício da indústria é futuro, incerto e sujeito a riscos e perdas. 

Em resumo, conclui-se razoavelmente que o capital não é fruto de injustiça, porque o capitalista comprou a matéria bruta e pagou ao operário o salário proporcionado ao seu trabalho. 

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário