terça-feira, 27 de setembro de 2022

O QUE É O SOCIALISMO

 SOCIALISMO é um sistema político e econômico que apregoa que todos os bens produzidos devem passar para o domínio da sociedade civil e que tanto a produção quanto a distribuição desses mesmos bens devem ser feitas pela mesma sociedade de maneira democrática, igualitária. Por isso, o socialismo também é denominado coletivismo.

Divisão do Socialismo. O socialismo divide-se em duas espécies, absoluto e moderado.

. Socialismo absoluto é aquele que defende que todos os bens produzidos, móveis e imóveis, devem passar para o domínio da sociedade civil. Tal espécie de socialismo foi sustentado principalmente pelos seguintes teóricos: Saint-Simon, francês, (1760-1825); Charles Fourier, francês, (1772-1837); Pierre-Joseph Proudhon, francês, (1809-1865), que proclamava: "A propriedade é um roubo"; Karl Marx, alemão, (1818-1883), que produz o livro "O Capital".

. Socialismo moderado é aquele que apregoa que entre os bens produzidos só os imóveis devem passar para o domínio da sociedade civil. Também é chamado socialismo agrário. Esse sistema foi sustentado por Lavelege, na Bélgica; Stuart Mill, na Inglaterra; George, na América; Flürscheim, na Alemanha; Hertzka, na Áustria.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário