quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O QUE É O COMUNISMO

 O Comunismo é uma visão de mundo que, no viés econômico, rejeita o direito de propriedade particular como contrário à lei natural e preceitua que todos os bens devem ser comuns a todos os homens.

Divisão do Comunismo. Divide-se o comunismo em duas espécies, a saber, negativo e positivo.

. Comunismo negativo é aquele que rejeita em economia todo o direito de propriedade defendendo que todos os bens devem ser negativamente comuns, de maneira que todo indivíduo possa servir-se do que lhe agradar. 

. Comunismo positivo é o que patrocina que todos os bens devem ser próprios não dos indivíduos, mas de alguma coletividade. Essa espécie subdivide-se em absoluto e moderado.

a) Comunismo positivo absoluto - advoga que todos os bens, quer de produção, quer de consumo, devem pertencer a alguma coletividade, e a produção e distribuição desses mesmos bens devem ser feitas de maneira que tudo quanto é possível seja comum, como almoços, jantares, dormitórios, etc.

b) Comunismo positivo moderado - prescreve que só os bens produtivos - vinhas, olivais, etc., - devem ser comuns. Dessa espécie é proveniente o anarquismo que preconiza que todos os bens produtivos devem passar para o domínio inalienável dos municípios e das sociedades operárias, independentes entre si, e que tal estado de coisas se deve realizar por meio da força. O socialismo também pode ser ligado ao comunismo positivo moderado ao proclamar que todos os bens produtivos devem passar para o domínio de toda sociedade civil, e que tal estado de coisas se deve realizar por meio do voto popular.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário