quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PERFEITO FORTE E FRACO

O PERFEITO dos verbos latinos é denominado forte ou fraco. Forte, quando as desinências pessoais (i, isti, it, imus, istis, erunt) se ligam a um tema forte, e fraco, quando se ligam a um tema fraco.

Mas que é tema forte e fraco?

O TEMA do perfeito é FORTE:

1) quando é igual ao tema do presente. Assim: 

tema do presente: bib-o = eu bebo

tema do perfeito:  bib-i = eu bebi

2) quando se dá o alongamento da vogal do tema:

tema do presente: leg-o [o e é breve no tema do presente] = eu leio

tema do perfeito:  leg-i  [passando a longo no tema do perfeito] = eu li



tema do presente: fac-i-o [o a é breve no tema do presente] = eu faço

tema do perfeito:  fec-i [o a se transforma em e e este é longo no tema do perfeito] = eu fiz



tema do presente: ag-o [o a é breve no tema do presente] = eu conduzo

tema do perfeito:  eg-i [o a evolve para e e este e é longo no tema do perfeito] = eu conduzi


3) quando é formado com redobro, ou seja, com a anteposição ao tema verbal da consoante inicial:

tema do presente: d-o = eu ofereço

tema do perfeito:  de-d-i = eu ofereci



tema do presente: cad-o = eu caio

tema do perfeito:  ce-cid-i = eu caí



O TEMA do perfeito é FRACO:

1) quando se forma acrescentando -S ao tema verbal:

tema do presente: duc-

tema do perfeito:  ducS  - [cs em latim se transforma em X, dux-i = eu conduzi]


2) quando se forma com o acréscimo de -U ou -V:

tema do presente: mone [de moneo = eu advirto]

tema do perfeito:  monU [monui = eu adverti]



tema do presente: ama [de amo = eu amo]

tema do perfeito:  amaV [amavi = eu amei]


Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário