terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EM LATIM, PARA CADA MORTE, UM SUBSTANTIVO

A cessação completa, absoluta e definitiva da vida de um organismo, ou seja, a morte, pode ser causada de vários modos e por muitas circunstâncias. O português, independente da maneira ou circunstância a que um organismo falece, geralmente usa um único substantivo - MORTE - para expressar tal fato, anexando a este o gênero, modo ou particularidade. Em latim, todavia, existem vários substantivos para morte, específicos, de acordo com o tipo de falecimento. Assim:

MORS, é a expressão geral que designa a ausência total de vida num dado organismo. Aliás, sua etimologia vem do verbo latino mordeo, comer, devorar, morder.

LETUM, expressa a mesma ideia de morte em sentido geral, mas na latinidade áurea, era uma palavra nobre, seleta, solene e poética. Provém  lere, verbo desusado que significa destruir. É este mesmo verbo encontrado em delere, deletar, apagar, destruir.

Deve-se esclarecer que tanto mors quanto letum referem-se a morte natural.

NEX, ao contrário dos dois acima, designa morte violenta, vinda mediante assassinato. Note-se que este tipo de morte só pode provir de um ser humano e não de desastres naturais. Está preso ao grego nekus.

Apesar de nex indicar morte violenta, é encontrado nos melhores autores latinos, entre eles Ovídio, Suetônio, Justino, exemplos em que o sentido é o de morte natural, aquela que sobrevém por doença e na sequência de um processo natural de envelhecimento, e não por acidente ou violência.

Outra coisa a ser notada é que estas três palavras - mors, letum e nex - são próprias, primitivas. Quase todas as outras que designam a morte são compostas com o verbo IRE, ir-se, e são manifestamente eufêmicas.

EXITUS, no qual se subentende VITAE, é a saída da vida, a morte, a separação. Exitus é o particípio passado do verbo exeo ou exire, sair, partir, passar.

EXITIUM designa toda classe de morte violenta que sobrevém por um acidente qualquer, diferenciando-se do nex, que necessariamente deve ser causado por um ser vivente, conforme visto.

INTERITUS é a morte provinda por destruição ou desaparição total do organismo, sendo sua aniquilação total. 

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário