A Concordância ensina que o predicativo pode ser representado por adjetivo ou particípio e substantivo. Sendo representado por adjetivo ou particípio, estes se adequam ao sujeito em caso, número e gênero:
AMICUS EST FIDUS = O AMIGO É FIEL;
GALLIA EST OMNIS DIVISA IN PARTES TRES = TODA GÁLIA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS PARTES.
Sendo, porém, representado por substantivo, a concordância deste com o sujeito será sempre em caso, e, se possível, em gênero e número. Isso acontece devido a ser alguns substantivos móveis, ou seja, flexionados em gênero e número, e outros imóveis, isto é, terem gênero e número próprios não flexionáveis. Assim:
HAEC UNA VIRTUS OMNIUM EST DOMINA ET REGINA VIRTUTUM = SÓ ESTA VIRTUDE (A JUSTIÇA) É A SENHORA E A RAINHA DE TODAS AS VIRTUDES;
PIETAS FUNDAMENTUM EST OMNIUM VIRTUTUM = A PIEDADE É O FUNDAMENTO DE TODAS AS VIRTUDES.
Na primeira, domina e regina são substantivos móveis, ou seja, flexionam-se em gênero e número. Domina é o feminino de dominus e regina, de rex.
Já na segunda oração, fundamentum é substantivo imóvel quanto ao gênero, ou seja, possui apenas o gênero neutro, e assim é usado como predicativo do sujeito mesmo este sendo um substantivo feminino, como pietas.
Uma observação deve ser feita: Quando o predicativo difere do sujeito em gênero ou em número, a concordância do verbo poder ser feita com o sujeito ou com o predicativo. Assim:
CAPTIVI MILITUM FUERUNT PRAEDA = OS CATIVOS FORAM A PRESA DOS SOLDADOS;
LUDI COMPITALICII FUIT INITIUM TUI CONSULATUS = OS JOGOS COMPITAIS FORAM NO INÍCIO DO TEU CONSULADO.
Na primeira oração, o verbo fuerunt concorda com o sujeito captivi militum, ou seja, está no plural.
Na segunda, o verbo fuit concorda com initium, predicativo do sujeito, e por isso, em latim, está no singular.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário