sexta-feira, 16 de julho de 2021

ANDAR, IR, CAMINHAR E MARCHAR

 ANDAR, IR, CAMINHAR E MARCHAR são verbos que possuem um fundo comum, pois em todos se encontra o movimento, a saída de um lugar em direção a outro. Entretanto, há diferenças bem acentuadas em cada um, o que os tornam semanticamente diferenciados, como veremos:

Andar é mover-se dando passos para diante sem relação com pontos ou lugares determinados. O verbo se origina do latim ambulare, que possui o prefixo amb-, presente em ambos, os dois, mais -ul- que tem o sentido de deslocar-se, e que significa "dar uma volta".

Ir é mover-se de um lugar para outro e tem relação com um ponto determinado a que a pessoa ou coisa se dirige. Por esse motivo se diz que alguém foi para casa, para escola, para igreja, etc. Sua origem é o verbo latino ire, por sua vez gerado pela raiz indo-europeia ei, conduzir.

Caminhar é movimenta-se ou dar passos sobre um caminho, uma via, se transferindo de um lugar para outro. A origem do verbo é o substantivo caminho, lugar por onde se transita habitualmente, que, por sua vez, vem do celta cammin, de cam, passo, deslocamento.

Marchar é mover-se com compasso, com regularidade e ritmo, referindo-se especialmente da tropa quando com ordem de marcha. A palavra vem do francês "marcher" e esta do frâncico "markon", deixar impressão, marca.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário