sexta-feira, 23 de julho de 2021

TÊNIS, "JEU DE PAUME", ASICS

 TÊNIS, o calçado de lona ou de couro com sola emborrachada, tem sua etimologia na oração exortativa francesa "tenez", segure, pegue, quando se passava a bola no "Jeu de paume" (jogo de palma), o antecessor do jogo de tênis. 

    O JOGO DE PALMA

O "Jeu de paume" foi um esporte praticado entre 1250 a 1650 na capital francesa, Paris, principal centro dessa modalidade lúdica. O jogo, antecessor do tênis, consistia em devolver a bola por cima de uma rede numa disputa individual - um contra um -, em duplas, trios e até mesmo com quatro jogadores.

Em 1415, na Guerra dos Cem Anos, após a batalha de Azincourt, o duque de Orleans foi capturado e levado para a Inglaterra, permanecendo por vinte anos no país. Como era praticante do "Jeu de paume" introduziu o esporte em solo britânico e quatro séculos depois Walter Clopton Winfield inventou o tênis, adaptado do jogo de palma, porém jogado sobre um gramado. No limiar do século XX o "Jeu de paume" fez parte dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, em Londres, sendo a única vez que a modalidade se fez presente nos Jogos Olímpicos.

TÊNIS ASICS, O LATIM PRESENTE

A marca de tênis Asics, da empresa de artigos desportivos do mesmo nome - Asics -, fundada em 1949, no Japão, por Kihachiro Onitsuka, é uma sigla ou acrônimo do adágio latino "Anima Sana In Corpore Sano" (alma sã em corpo são). 

Esse adágio latino é muito famoso e usado para significar que uma boa educação deve ter em vista tanto a formação intelectual quanto a física, sendo um corpo saudável a condição indispensável para a inteligência vigorosa. Encontra-se em Juvenal (55-127 d.C.), poeta romano, "orandum est ut sit mens sana in corpore sano", deve-se orar para que se tenha uma mente saudável num corpo são, onde, porém, o significado é profundamente diferente, ou seja, deve-se pedir aos deuses uma alma forte e um físico robusto e, em especial, a capacidade de suportar o trabalho e não sentir medo da morte.

Na sigla Asics apenas houve a troca de "mens" por "anima", termos equivalentes. 

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário