PROSA é a manifestação verbal, oral ou escrita, mas natural e espontânea, da alma humana. É a forma normal do discurso falado ou escrito sem a preocupação com o ritmo nem com a métrica. A palavra vem do advérbio latino "prorsus", conduzido para frente.
DESENVOLVIMENTO DA PROSA
Desde muito cedo o ser humano aprende a falar, brotando depois, de maneira espontânea, a palavra que traduz, sem dificuldade, todas as modalidades ou pensamentos do espírito. São estas manifestações verbais, orais ou escritas, que se nomeiam de modo genérico prosa. Nesta acepção, a prosa flui da alma humana como as plantas e as flores crescem da terra fértil, porém, como há partes da terra privilegiadas, que fazem brotar mil flores viçosas, e outras menos bem beneficiadas, e ainda outras terras quase áridas e desertas, assim também há a prosa seca e ríspida, e a prosa adornada, ainda que sem cultura.
CULTIVO DA PROSA
O cultivo da prosa se faz mediante o estudo acurado da gramática e da estilística, pois aí estão compendiados as normas de uso geral para a manifestação do pensamento, conferindo à prosa o cunho de elegância, de bom gosto e de maior eficiência. É com a assimilação de tais regras que o homem desenvolve seus recursos inatos, produzindo uma prosa não somente ataviada, enfeitada, mas cultivada, artística e poética.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário