A ESTÔNIA é um dos três países bálticos, localizada ao sul da Finlândia, na costa do mar Báltico. Quanto à origem de seu nome existem diversas opiniões, porém prevalece a de que procede do latim clássico Aestii, orum /Aestui, orum - os éstios ou estônios.
"AESTII", OS ÉSTIOS.
Os éstios foram povos germanos que habitavam o extremo leste europeu às margens do mar Báltico. Foram descritos por Tácito, historiador romano, em 98 d.C., na sua obra "De origine et situ Germanorum" (Sobre a origem e o lugar dos germanos), no capítulo 45. O autor revela que falavam um dialeto semelhante ao dos bretões, adoravam uma divindade intitulada "A Mãe dos Deuses", portando a imagem dessa divindade em suas vestes. Usavam armas de madeira para proteção e caça, cultivavam grãos, algumas espécies de frutas e eram coletores de âmbar, uma resina fóssil, mas segundo Tácito, por serem bárbaros e ignorantes, desconheciam a origem e o motivo da produção da resina.
O nome do país se escreveu Estia, em seguida Hestia, e no latim medieval, por volta de 1220, Estônia, como até hoje se permanece. No nome está presente a terminação locativa -onia, que indica território, lugar, região, cidade - aesti-onia = território dos éstios -, como também se encontra em Polônia, Babilônia, Caledônia, Macedônia, etc.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário