quinta-feira, 29 de julho de 2021

ORAÇÃO SUBJETIVA LATINA

 ORAÇÃO SUBJETIVA LATINA é a oração subordinada substantiva que funciona como sujeito de um verbo. Os verbos latinos mais comuns que têm sujeito oracional são:

decet - convém 

pudet - envergonhar

constat - consta

licet - é lícito 

accidit - acontece 

sufficit - basta

Há três formas em latim para dizer "é necessário", com verbo e expressão verbal que pedem oração subjetiva:

oportet - é necessário. - Aqui a necessidade é imposta pela prudência e pela razão.

necesse est - é necessário. - Aqui a necessidade é imposta pela natureza.

opus est - é necessário. - Aqui a necessidade é imposta para conseguir alguma coisa.

* * *

Adulescentem decet modestum esse - convém ao jovem ser modesto.

Me pudet hoc dicere - envergonho-me de dizer isso.

Constat inter omnes - é coisa certa entre todos.

Licet me id scire - é-me permitido conhecer isso.

Oportet me esse bonum - é necessário que eu seja bom.

Necesse est omnes homines mori - é necessário que todos os homens morram.

Opus est me studere - é necessário que eu estude.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário