quarta-feira, 28 de julho de 2021

LEMA OLÍMPICO: CITIUS, ALTIUS, FORTIUS

 CITIUS, ALTIUS, FORTIUS, mais rápido, mais alto, mais forte, é o Lema Olímpico criado pelo padre dominicado Henri Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin (1863-1937), fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. Esse lema do ideal olímpico é o resumo da postura que um atleta necessita ter para alcançar seu objetivo, é uma mensagem de superação pessoal, de excelência consigo mesmo, um convite do movimento olímpico para que cada atleta supere o próprio desempenho antes de querer superar os outros.

MUDANÇA DO LEMA

O COI, Comitê Olímpico Internacional, entretanto, em abril do corrente ano, através de seu Conselho Executivo, alterou o lema de mais de 120 anos, incluindo a palavra "juntos" para ressaltar a solidariedade , segundo o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach:

"A solidariedade alimenta nossa missão de tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte. Só podemos ir mais rápido, só podemos almejar mais alto, só podemos nos tornar mais fortes permanecendo juntos, em solidariedade. Isso é o que a palavra "juntos" significa", disse.

A partir de então o lema olímpico é: Citius, Altius, Fortius - Communiter.

"Communiter", porém, é um advérbio latino que significa "em comum, juntamente". O correto seria acrescentar um adjetivo, tipo "colligatus, conjunctus, junctus", pluralizando-o.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário