quinta-feira, 7 de junho de 2012

O GÊNERO TEATRAL

Teatro Romano
GÊNERO TEATRAL é o conjunto das composições literárias destinadas à representação ficticia num lugar chamado TEATRO. Também é conhecido por GÊNERO DRAMÁTICO, do grego drama = ação.

O drama é um diálogo prático que reproduz uma ação, onde se encontra como componentes 1. atores ou personagens simulados; 2. um tablado artificial ao lugar onde o ato que o drama mostra foi praticado; 3. o uso da língua vulgar; e 4. o uso do verso em vez da prosa.

O genero teatral ou dramático abrange a tragédia e a comédia, e o fim que visam é o mesmo, a saber, a melhora dos costumes sociais.

A TRAGÉDIA é séria, procurando comover e inspirando terror e compaixão. Nela, os grandes feitos da virtude ou do crime são respresentados. Já a COMÉDIA salienta o lado ridículo dos efeitos, das paixões comuns, provocando o riso e a condenação do bom senso.

VERSO OU PROSA?

Na  verdade, boas comédias existem em prosa, como o Avarento e o Burguês Gentilhomem de Moliere, porém, a maior parte, sobretudo na alta comédia e na comédia de caracteres, está produzida em verso. Quanto à tragédia, o uso e a própria natureza da obra requerem que seja em verso. Desde Ésquilo até nossos dias, a tragédia foi escrita sempre em verso e, podemos afirmar, infelizes foram os que quiseram usar a prosa neste gênero.

A VERDADE HISTÓRICA NA TRAGÉDIA

Os autores dos séculos XVII e XVIII pouco se importavam com a verdade histórica na tragédia. Foram os românticos, com Goethe e Shiller à frente, que iniciaram neste ponto uma completa reforma, incentivando a máxima fidelidade no tocante às paisagens, aos usos, aos trajes, aos costumes, e manifestando que se deveria, até mesmo, visitar os lugares em que a ação reproduzida no palco se desenvolveu. Entretanto, mesmo assim, é grande a liberdade deixada aos autores, bastando que respeitem a verossimilhança.

ATOS E CENAS: QUANTOS?

´Horácio fixou o limite máximo em cinco atos, isto é, em cinco partes, e esta regra não deve ser infrigida, pois a atenção do espectador não se sustenta num prazo maior. Muitos dramaturgos, porém, contentaram-se muitas vezes com três ou quatro atos, e são até frequentes as comédias de um só ato.

Quanto às cenas, não há número determinado e nem extensão, mas é necessário que estejam bem concatenadas, que o palco nunca fique sem ator e que ninguém entre ou saia sem que a plateia compreenda o motivo.

EVOLUÇÃO DA TRAGÉDIA

Três gênios contemporâneos levaram ao apogeu o gênero teatral na Grécia: Ésquilo (525-456 a.C.); Sófocles (495-406 a.C.) e Eurípides (480-406 a.C.). O primeiro é mais lírico; o segundo acentua a responsabilidade do homem, e o terceiro diminui o papel do Destino, do Fatum.

A tragédia grega é caracterizada pelos coros, parte essencial, e pelo lirismo muito abundante ou preponderante. É uma tragédia eminentemente religiosa.

Na tragédia clássica, os coros desapareceram, assim como o caráter sacro, hierático, misterioso, e o final sempre é feliz.

VARIEDADES DA COMÉDIA

A comédia distingue-se em: 1. comédia de costumes; 2. comédia de caráter; 3. comédia séria ou tragicomédia.

Comédia de costumes é aquela que expõe, particularmente, algum defeito, vício ou mania da sociedade em determinada época.

Comédia de caráter é a que salienta algum defeito, vício ou mania de algum indivíduo.

Comédia séria é a que mescla elementos da tragédia e da comédia, sempre com final feliz.

Além destas, há ainda os tipos: alta comédia, baixa comédia, comédia burguesa e comédia de enredo.

Alta comédia é a que pinta os defeitos, vícios ou manias de personagens importantes, intelectuais, da alta sociedade.

Baixa comédia é a que retrata os defeitos, vícios ou manias da pebe, do povo.

Comédia burguesa é a que põe à mostra o lado ridículo da sociedade burguesa, de condição mediana.

Comédia de enredo é a que complica as situações de modo mais engraçado, imprevisto e emaranhando para, no fim, resolver muito bem o caso.

Paulo Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário