DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO são aplicados geralmente para se referir ao meio ou ao modo de conferir ao ser humano uma ocupação agradável, que o recreia e satisfaça ao seu gosto. Porém, nesta ideia comum certa diferença há que as distingue entre si.
Diversão é o mesmo que separação, pois é a distração do ânimo daquelas ocupações em que o homem regularmente emprega-se, sendo substituídas por outras mais leves e agradáveis, que o desconecta da fadiga ou do desgosto. O homem diverte-se lendo quando a leitura o agrada, distrai, recreia seu ânimo, separa-se dos afazeres da vida.
Entretenimento, por sua vez, é o mesmo que ocupação interina, passageira, transitória, até chegar o momento de fazer outra coisa. O termo vem do latim inter tenere, ter entre mais o sufixo de meio ou resultado -mento. O homem se entretém lendo quando se ocupa da leitura para passar o tempo, interrompendo-a quando chegar a hora de fazer outra coisa, exatamente por lhe servir de entretenimento, de ter algo para fazer até o momento de executar seus afazeres.
O que se entretém o tempo não lhe parece duradouro, enquanto ao que se diverte, parece-lhe curto.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário