TAMEN ABIIT AD PLURES / CONTUDO, FOI TER COM A MAIORIA, é uma sentença latina cuja fonte é Petrônio, onde "plures" quer dizer nesse contexto "os mortos". Em Plauto, entretanto, também se encontra a equivalência em sua obra Trinummus, 291, enquanto no prólogo de Casina (vv.18 s.) os mortos são qui abierunt hinc in communem locum = os que daqui partiram para um lugar comum.
Em grego também "os mortos" são frequentemente designados por "a maioria", como se pode encontrar em Aristófanes, Assembleia de Mulheres, 1073; em Políbio, 8,28,7, e em Crinágoras, Antologia Palatina, 11,42,6.
Incidente em Mégara. Pausânias (1,43,3) narra um evento ocorrido com os habitantes de Mégara, cidade grega avizinhada à Atenas, que indo até ao oráculo de Delfos para pedir conselhos sobre a forma de governo que deveria ser adotada, o deus Apolo respondeu-lhes que as coisas só transcorreriam bem "se eles tomassem a decisão junto com a maioria", aludindo, assim, a um regime democrático em forma de assembleia. Porém, como o significado de "a maioria" foi mal interpretado, os megarenses se dirigiram para tomar as deliberações sobre os túmulos dos heróis.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário