REPOUSO E DESCANSO supõem o ócio, a folga, a tranquilidade, o tempo livre para se aquietar, entretanto há diferenças entre ambos, a saber:
O repouso é a interrupção de uma atividade, porém supondo menor cansaço, onde a fadiga do corpo é remota ou até inexistente, podendo mesmo repousar por pura comodidade e conforto. Assim, o homem rico repousa brandamente sobre sua cadeira macia ou cama de colchões de penas. O termo provém do latim repausare, re = novamente + pausare = pausar.
O descanso é a interrupção de um trabalho que supõe cansaço, indisposição física debilitante do corpo, e portanto maior necessidade de reparar ou repor as forças perdidas. Descansar, portanto, significa "pausa do trabalho". O pobre lavrador descansa das fadigas do dia e do calor.
O verbo cansar
O verbo cansar não veio de uma única palavra latina, mas da confluência de duas, os verbos quassare e campsare.
1. Quassare significa "agitar fortemente, quebrar, dar golpes", verbo frequentativo de quatere = sacudir. Cansar, então, é estar agitado, golpeado, quebrado, exausto.
2. Campsare significa "andar em volta de um lugar, rodear, dobrar, voltear". Era um verbo usado na navegação para se referir a dobrar um cabo ou a desviar-se de um escolho. Cansar é, pois, andar às voltas com algo a ponto de se extenuar.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário