FELIZ E AFORTUNADO são dois qualificativos que se relacionam com os bens e as vantagens que os homens desfrutam, com a satisfação que experimentam no gozo de tais bens.
Feliz é o homem que não tem seu ânimo acabrunhado, fechado, e, portanto, goza da felicidade, experimenta um prazer muito vivo. O feliz, pois, o é pela satisfação, contentamento e tranquilidade de que desfruta. A felicidade consiste em ter o corpo são e a alma livre, equivalendo, portanto, no trabalho, que é a vida do corpo; na luz ou cultura do espírito, que é a vida da inteligência; e na caridade, que é a vida do coração.
Afortunado é o favorecido pela fortuna. O homem pode ser afortunado, mesmo sendo pobre, pois sua felicidade extraordinária consiste em tudo o que empreende lhe sair na medida de seu desejo.
Se conclui, então, que o homem rico e abastado, possuidor de grandes fortunas materiais, belas heranças e todas as comodidades da vida, só será feliz e, mais ainda, afortunado, se seu interior estiver tranquilo, sereno, com sossego na alma que acompanha as delícias da sua prosperidade.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário