sexta-feira, 6 de agosto de 2021

ESTILO. FUNDO E FORMA

 "ESTILO é a ordem e o movimento que pomos em nossos pensamentos", assim define o conde de Buffon. Xavier Marques, na sua obra "Arte de Escrever" define: "estilo é a expressão da personalidade". 

A palavra tem sua origem no instrumento metálico de ponta aguda e com o outro extremo acabado em forma de espátula pequena que os latinos denominavam stilus. Era usado na escrita corrente sobre tabuinhas cobertas com uma película de cera.

Fundo e Forma

No estilo, fundo é a substância, é o assunto, o argumento elaborado; forma ou figura é a aparência, a estrutura, a organização da produção. Entretanto, o argumento e a estrutura são tão unidos que não há como separá-los, pois não podemos conceber pensamento algum a não ser por intermédio de palavras. Mesmo sem o escrever, sem o externar de alguma maneira, desde que nasce em nossa mente um conceito qualquer, é com auxílio de termos adequados que o faz.

Essa íntima conexão entre fundo e forma traz como consequência prática o cultivo da forma, da boa estrutura, da organização da produção literária. Por aí se percebe o quanto erram os que desprezam a forma para engrandecer somente o fundo, desconhecedores que são da estreita união entre a substância e a aparência, não sabedores de que aperfeiçoar a expressão é aperfeiçoar a própria ideia.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário