O GÊNERO TEATRAL é o conjunto de composições literárias que se destinam à representação fictícia num lugar chamado teatro, também conhecido como Gênero Dramático.
O nome teatro provém do grego theatron = lugar para ver, para assistir, que, por sua vez, vem do substantivo thea = visão, significando, portanto, lugar ou meio de contemplação.
Divisão. O gênero teatral é subdividido em duas espécies, a tragédia e a comédia. O fim de ambas, porém, é o mesmo: melhorar os costumes de quem assiste.
A Tragédia tem por principal característica a seriedade, procurando comover através da produção do terror e da compaixão. Representa os grandes feitos da virtude humana ou do crime, onde a primeira supera grandes desgraças, e o segundo expiado por meio de castigos severos, ruína e o opróbrio.
A origem da palavra é o grego tragodia: tragos = bode + odé = ode, canção. Nas festas dedicadas a Dioniso, deus grego, era uma canção ou hino religioso que se cantava enquanto o bode era degolado.
A Comédia tem por principal finalidade salientar o lado ridículo dos defeitos humanos, das paixões desregradas, dos vícios escabrosos, provocando, sim, o riso, porém, juntamente com a condenação do bom senso e da razão refletida.
O provérbio símbolo da comédia Castigat mores ridendo / rindo, castiga os costumes, cunhado por Jean de Santeuil no século XVII, foi muito usado como emblema em vários teatros, como na Opéra Comique de Paris. Na atualidade esse provérbio também é empregado com o propósito de transmitir ensinamentos sérios ou reprimir vícios e erros em tom jocoso e aparentemente indulgente.
A origem do vocábulo é o grego komos = procissão vitoriosa, desfile + odé = canção, hino. Era, então, o hino de vitória entoado na procissão em que os jovens gregos saíam às ruas fantasiados nas festas de Dioniso, batendo nas portas para pedir prendas e gracejando com os habitantes da cidade.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário