terça-feira, 31 de agosto de 2021

ORAÇÃO RELATIVA E SEUS CONECTIVOS

 A ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA OU RELATIVA vem ligada à oração principal por vários conectores e de algumas outras formas, a saber:

1. Pronome relativo que: A moça / que conheci / viajou.

Nota: Importa saber que o pronome relativo que sempre abre a oração adjetiva e exerce a função ou de sujeito ou de complemento do verbo dessa oração:

O diretor / que nos convidou / faleceu - "que nos convidou", "o qual diretor", o "que" é o sujeito de "convidou".

A moça / que eu vi / viajou - "que eu vi", "a qual moça eu vi", "eu vi... a moça", o "que" é objeto direto de "vi".

O emprego / de que depende meu futuro / saiu - "de que depende...", "meu futuro depende de que...", o "de que" é objeto indireto de "depende".

2. Pronome relativo cujo: A menina / cujos olhos a mim se voltaram / era bonita.

Notas: O pronome relativo cujo procede o latim cuius = do qual, da qual, genitivo singular do pronome relativo latino qui, quae, quod = que, quem, o qual, a qual. Dessa forma, dizer "cujo pai" é equivalente a dizer "o pai do qual", pois indica sempre posse, o que não o permite ligar jamais dois termos idênticos:

O menino / cujo eu conversei / foi embora. 

Errada está a construção, pois o cujo liga dois termos idênticos, o menino: o menino / cujo (menino) eu conversei / foi embora.

O menino / cuja mãe viajou / chorou.

Construção correta, pois o cujo liga dois termos diferentes, menino e mãe: o menino / cuja mãe viajou = a mãe do menino viajou / chorou.

O termo antecedente, ou seja, o termo que vem antes do cujo, é sempre o possuidor, enquanto o termo consequente, ou o que vem depois do cujo, é a coisa possuída. A partir daí se percebe que o relativo cujo sempre só poderá unir termos diferentes, possuidor e coisa possuída.

3. Advérbio relativo onde: A casa / onde moro / é ampla.

O advérbio onde com significado relativo se desdobra em: no lugar em que, indicando permanência, estadia fixa ou demorada.

4. Elisão do antecedente. Algumas vezes acontece estar elidido ou suprimido o antecedente do pronome relativo que conecta a subordinada adjetiva:

Desconheço  donde Maria vem 

Desconheço o lugar donde Maria vem.


Não sei de que se fala na reunião.

Não sei o assunto de que se fala na reunião.

5. Repetição enfática do antecedente. Ocorre também a repetição do antecedente para dar ênfase à oração subordinada adjetiva:

Adquiri esse carro, carro que serve para minhas aventuras.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário