SETEMBRO vem do latim september, bris, por sua vez, derivado de septem, sete, significando, portanto "o sétimo mês do ano", "o mês de setembro". Entretanto, setembro é o nono mês do ano conforme o calendário gregoriano que nos rege, tem 30 dias, e entre os dias 22-23 no hemisfério norte ocorre o equinócio de outono e no hemisfério sul o da primavera.
História de Setembro. Na Antiguidade Romana setembro era o sétimo mês do ano porque o calendário lunar seguido desde o século VIII a.C., era do fundador de Roma, Rômulo, até o século VII, mais precisamente em 680 a.C., constava de apenas 10 meses, somando assim 304 dias. O ano começava em março e fechava em dezembro - de decem, dez, o décimo mês -, e com um período de inverno muito intenso, de uns 60 dias, que não era contabilizado, período sem atividades laborais, sobretudo agrícolas.
Numa Pompílio (753-674 a.C.), segundo rei de Roma, conhecido como rei sábio e pacífico, em 680 a.C., acrescentou o 11.º mês, janeiro, e o 12.º, fevereiro.
Com o correr do tempo, em 153 a.C., as eleições para os cargos da magistratura romana passaram para o dia 1 de janeiro e, a partir de então, essa data marcou oficialmente o início do ano romano. Ou seja, janeiro, de 11.º mês do ano, passa a ser o 1.º, e fevereiro, o 2.º, e setembro, o 7.º mês, passa a ser o 9.ª, outubro, de 8.º passa a 10.º, e assim até dezembro, que passou a 12.º.
Paulo Barbosa
Fiquei alguns meses sem acessar o blog, estou imensamente feliz por ter encontrado um grande número de postagens! Obrigada pelo conteúdo sempre de excelência, professor!
ResponderExcluir