quarta-feira, 15 de setembro de 2021

VULGARIZADOR, ESPÉCIE DIVERSA DO PROFESSOR

 PROFESSOR é definido como o sujeito docente que transmite uma ciência, uma arte ou uma técnica através do ensino, ou seja, mostrando ao discente o caminho que deve seguir, habilitando-o para assumir ou assimilar o conteúdo transmitido. É, no fundo, um educador, pois deve intencionalmente exercer sobre seus semelhantes uma benéfica influência intelectual, moral, espiritual, consciente, direta e sistematicamente, de que possui influência como uma missão sobre os educandos.

VULGARIZADOR, diferentemente do professor, é o sujeito que se dirige a um público ouvinte com o objetivo de colocar ao alcance de todos as descobertas e os progressos constantes realizados pelos estudiosos e cientistas em geral. Não, portanto, recorre, como o professor, a pesquisas originais, não elabora reflexões sobre problemas e fatos, não usa a lógica para discernir e elucidar, não possui, pois, respostas convincentes para os embaraços que por vezes se levantam no auditório ou na sala de aula. Certamente é um sujeito bem informado de tudo o que se descobre no seu ramo de vulgarização, do que foi publicado, estando sempre em dia, ou seja, examinando, por conta própria, as conclusões dos especialistas. 

Sobre o termo. Vulgarizar, verbo que está na base de vulgarizador, significa "fazer que seja acessível à gente comum". Vulgarizare, em latim, é composto por:

Vulgaris = vulgar, pertencente à gente comum, que, por sua vez é composto por:

Vulgus = povo, conjunto de pessoas comuns e correntes.

-aris = sufixo que significa "relativo a".

Condições do Vulgarizador. O preparo sólido, então, é uma condição necessária que há de preencher um bom vulgarizador.

Saber comunicar é a outra condição, não menos difícil que o preparo sólido, pois, muitas vezes se se depara com fatos complicados e ásperos que devem ser transmitidos com feições atraentes, simpáticas, sem, entretanto, alterar em nada a exatidão científica. 

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário