quarta-feira, 22 de setembro de 2021

O MÉTODO DA HISTÓRIA

 O MÉTODO USADO NA HISTÓRIA deve ser científico, ou seja, deve resumir-se no respeito mais absoluto à verdade dos fatos, à objetividade dos eventos, abrangendo quatro operações:

1.ª operação heurística - que se caracteriza pela pesquisa das fontes documentais históricas. O verbo grego eurisko significa procurar, buscar

2.ª operação de crítica externa - que é o exame da proveniência e autenticidade dos documentos, classificação e apuração dos textos.

3.ª operação de crítica interna - que consta:

a) da análise e interpretação dos mesmos documentos;

b) do seu valor e autoridade.

4.ª operação de conclusão - que pode ser:

a) negativa: quando as peças que se conhecem não permitem acreditar na realidade dos fatos;

b) positiva: quando os argumentos merecem confiança. Pode aqui variar desde a simples probabilidade até à certeza absoluta.

*

Excerto erudito. Jonathas Serrano (1885-1944), ilustre professor, proficiente escritor, eminente historiador e pedagogo brasileiro nos brindou com as seguintes ponderadas observações:

"A História, só em época relativamente próxima de nós, começou a ser estudada com rigoroso método científico. Ainda hoje, mesmo nos países mais cultos, é frequente o engano dos que pretendem fazer dos assuntos históricos pretexto para improvisações brilhantes e veículo para rápida notoriedade. Daí o injusto descrédito que esta historiografia superficial e efêmera acarreta, às vezes, à própria história. No Brasil, o perigo é ainda maior, dada a tendência para a oratória e a generalização apressada, a falta de hábitos de pesquisa pessoal paciente e minuciosa e - digamos com inteira franqueza, - a culpa dos programas de ensino e de exames nos cursos oficiais. Enquanto os professores não desistirem das preleções, em tom de conferência ou discurso, e os alunos decorarem páginas de compêndios para reproduzi-las em provas escritas, que terão grau tanto mais alto, quanto mais extensas e eloquentes forem, o estudo sério e profundo da história pátria será uma aspiração de reduzido grupo de reacionários".

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário