segunda-feira, 27 de setembro de 2021

GÊNERO HISTÓRICO ENTRE OS LATINOS

 O GÊNERO HISTÓRICO ENTRE OS LATINOS teve grandes representantes à altura, dos quais podem ser nomeados os seguintes:

1. Tito Lívio (59 a.C.-19 d.C.), autor de Ab Urbe Condita - Desde a Fundação de Roma -, onde relata a história de Roma desde o ano 753 a.C., data tradicional de sua fundação por Rômulo, até o século I da Era Cristã. Lívio sempre recebeu censuras devida à sua carência de espírito crítico e, até mesmo, de certa ignorância sobre a geografia dos países que tratava. 

2. Cornélio Tácito (50-100 d.C.), levou a História ao seu apogeu, tendo sido juiz imparcial e severo, foi também filósofo e moralista. Tácito representa a própria consciência de sua época de maneira que todas as gerações que lhe sucederam endossaram as suas sentenças. Foi autor dos Anais - Annales - , obra que relata a vida dos quatro imperadores que sucederam a César Augusto, primeiro imperador romano, que governou de 27 a.C. até 14 d.C.

3. Júlio César (100 a.C.-44 a.C.), considerado um distinto historiador, foi autor do Commentarii de Bello Gallico - Memórias da Guerra Gálica -, obra dividida em sete livros, onde cobre um ano da campanha militar na Gália e no sul Grã-Bretanha em 50 a.C. Escreveu também De Bello Civili - Sobre a Guerra Civil -, onde narra as expedições de seus militares contra os de Pompeu, marco do fim da República Romana e início do Império.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário