sexta-feira, 10 de setembro de 2021

"FEBRUA", FEBRUÁLIAS, FEVEREIRO

 "FEBRUA" na Roma Antiga eram rituais e cerimoniais religiosos praticados com o intuito de se obter a purificação e a expiação dos delitos cometidos. Tais festivais eram celebrados no dia 15 de fevereiro - na época, final do ano, como veremos a seguir, - para saudar a chegada da Primavera que se aproximava no mês seguinte, onde se acreditava que, ofertando oferendas e sacrifícios aos deuses do panteão, sobretudo ao deus Fébruo - Februus -, e purificando a alma, contribuiria para a obtenção de boas colheitas e de um clima de paz na sociedade.

Criação do Mês. O mês de fevereiro - februarius, em latim -, não existia no calendário romano mais primitivo, nos tempos de Rômulo, século VIII a.C., pois o ano só constava de 10 meses, iniciando em março e findando em dezembro. Isso era assim devido a que nos 60 dias de rigoroso inverno - que hoje é em janeiro e fevereiro no hemisfério norte - não haver atividades religiosas e agrícolas. 

Numa Pompílio (753-654 a.C.), entretanto, 2.º rei de Roma, ampliou o calendário criando os meses de janeiro (11.º) e fevereiro (12.º). Seis séculos depois, no ano 153 a.C., ambos os meses passaram a 1.ª e 2.º do ano.

Origem do Nome. O nome fevereiro é um adjetivo qualificador de mês, em latim "Februarius mensis" que, a rigor, se traduz por "o mês expiatório ou da purificação", pois "februa", rituais de expiação e de ofertas, como visto acima, consta entre os elementos componentes.

Februarius tem em sua composição o sufixo latino de pertença ou de lugar -arius, encontrado em palavras como santuário, novenário, etc., unido a "februa", o que, estritamente, significa: o mês (mensis) pertencente (-arius) a "februa".

O deus Febro. Februus - Febro - era o deus a que os romanos destinavam primacialmente os sacrifícios e ofertas implorando a expiação dos seus delitos e culpas e ao qual o mês de fevereiro, último do ano, estava consagrado. Os estudiosos afirmam ser uma divindade estrusca, relacionada com a morte e habitadora do inferno, correspondente ao Dis Pater romano, cujo nome significa "o mais rico de todos os deuses" - de dis, contração de ditis = rico, e pater = pai -, bem similar a Plutão - Pluto -, deus infernal, que também significa rico por via grega.

Outros termos. Outros termos relacionados ao ritual purificatório romano "februa" são:

1. Februo, are - verbo que significa "expiar, purgar, purificar; fazer purificações religiosas". Foi usado pelo filósofo romano Marco Terêncio Varrão (116-27 a.C.).

2. Februatio, onis - substantivo: "purificação". Empregado por Terêncio Varrão.

3. Februatum - substantivo: "objeto purificado".Substantivo usado por Pórcio Festo (século IV d.C.), historiador tardio do império romano, autor do "Breviarium rerum gestarum populi Romani" ("Resumo da História do Povo Romano").

4. Februamentum, i - substantivo: "purificação". Termo usado por Censorino (século III d. C.), gramático romano, autor da obra perdida "De Accentibus" ("Sobre os Acentos") e do tratado "De Die Natali" ("Sobre o Dia de Natal"), composto em 238.

5. Februalis, e, is - adjetivo: "fébrua, februal, relativo à purificação". Era um título da deusa romana Juno, esposa de Júpiter e senhora do Olimpo. "Juno Februalis", celebrada no dia 14 de fevereiro, era a deusa da purificação assim como a da paixão amorosa. O adjetivo foi usado por Pórcio Festo.

6. Februus, a, um - adjetivo: "que expia, que purifica". Usado por Censorino.

Conclusão: Dentre os atuais 12 meses do ano, fevereiro é o que foi criado tendo por referência um ritual religioso pagão de purificação entre os romanos.

Paulo Barbosa

Um comentário:

  1. Ótimo material, nos leva a refletir e entender que todo o nosso calendário é de origem pagã.
    Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir