sábado, 11 de setembro de 2021

CALENDÁRIO, DATAÇÃO, DIONÍSIO O EXÍGUO

 CALENDÁRIO é o sistema empregado para dividir o tempo em dias, semanas, meses e anos. A palavra vem do latim calendarium = livro de contabilidade dos romanos.

História. O nosso calendário é proveniente dos romanos que contavam os anos a partir daquele ano em que Roma foi fundada - ab Urbe Condita = desde a fundação de Roma. Assim:

753 a.C. é o ano da fundação de Roma = 1 a. U.C. = primeiro ano desde a fundação de Roma / ano 1 desde a fundação de Roma.

Natal de Jesus Cristo. No século VI d.C., mais precisamente em 526, um monge sírio, Dionísio o Exíguo, compulsando relatos bíblicos e outros documentos, durante muitos anos, a fim de calcular a data exata do nascimento de Jesus Cristo, chegou à conclusão de qual seria então o ano 1 da era cristã, a saber:

754 desde a fundação de Roma é o ano do natal de Cristo, ou seja, Cristo nasce 754 anos depois que Roma foi fundada por Rômulo, segundo a História, e agora parece que confirmada a data pela Arqueologia. Logo:

754 desde a fundação de Roma = ano 1 da era cristã.

Devido a esse cômputo, todas as datas anteriores ao ano 1 são expressas com números decrescentes.

Equívoco do "Anno Domini". Hoje estudiosos afirmam que o monge Dionísio se equivocou quanto à datação do dia exato do nascimento de Jesus, pois as referências do Evangelho a vários fatos e a morte de Cristo na época do imperador Tibério, fizeram os pesquisadores referendar o natal para 10 anos antes, ou seja, Jesus nasceu no ano 10 a.C., segundo estudos atuais. 

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário